O Brasil vive hoje, ainda que dolorosamente, um encontro com a realidade. Foram anos de má gestão, corrupção, irresponsabilidade fiscal, falta de planejamento, piora na desigualdade, distanciamento do eleitor, entre outros.
As políticas públicas* importante ferramenta da democracia na solução efetiva dos problemas sociais tem sido mal ou pouco utilizada. Até mesmo do ponto de vista temporal onde tem vida breve (decisões políticas e não técnicas) e de recursos públicos desperdiçados.
Ainda que lentamente, já é possível perceber que as coisas precisam mudar ou vai faltar para todo mundo. Já falta para muitos, faltará para os demais. Incrivelmente deveriam mudar por princípios éticos e responsáveis, mas estes parecem ser motivadores tão difusos que é melhor olhar da perspectiva dos números. Como diz o ditado popular o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso. Por este prisma em breve o Estado não terá como arcar com seus projetos, salários integrais, investimentos, entre várias outras coisas que são de responsabilidade do governo.
O eleitor por sua vez espera outras mudanças de seus representantes e abaixo segue algumas sugestões de prática/comportamento que o cidadão gostaria de ver nos mesmos;
Não crie privilégios.
Não crie impostos.
Não crie gastos que não possam ser pagos.
Trabalhe para uma educação e saúde de qualidade.
Lute para um modelo econômico que privilegie o empreendedorismo, a inovação e a geração de ideias.
Legisle para muitos e não para poucos.
Promova a elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas. Os governos têm que planejar.
Garanta que não existe cidadão de segunda classe. Todos têm os mesmos direitos.
“Político bom é aquele que defende o bem, a verdade e o que é moralmente correto, de forma intransigente e inegociável. ”
Por último defenda a transparência.
Não chega a ser os 10 mandamentos da Coluna, mas sem dúvida se o país avançar em vários destes pontos aos poucos as coisas vão entrando nos eixos. Ganha o sistema representativo e a democracia. O eleitor não deve desistir e saber que a pressão de um, somada a pressão de muitos é o caminho para um país melhor.
* Definição de Políticas Públicas pelo site Politze; afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social... a função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.