A Blockchain é uma nova tendência tecnológica. Aliás, muito mais do que uma tecnologia, a blockchain é a materialização de diversas teorias econômicas e sociais que um dia foram pensadas, mas nunca puderam ser aplicadas, por falta, vejam só, de uma tecnologia.
Um exemplo é a teoria institucional econômica. Um dos pais dessa teoria, Douglass North, ganhador do prêmio nobel de 1993, dizia, de forma simplista, que o diferenciava uma País rico de um pobre, eram as instituições.
Para North, a estrutura institucional de um País era composta por instituições formais e informais. Assim, enquanto as instituições formais correspondem às restrições de caráter político e jurídico como as normas econômicas, constitucionais e legais; as informais, corresponderiam às restrições derivadas das tradições, dos costumes e dos códigos de conduta social.
A combinação desses dois tipos de instituições representaria o conjunto de regras que moldariam a maneira como as pessoas interagiriam entre si, de forma negocial (trabalhadores com empresários, empresas com consumidores, etc). Entenda, as instituições são, segundo North (1991), restrições humanamente concebidas e impostas que estruturam a interação entre os agentes econômicos.
Bom, mas onde entra a diferença entre um país rico e um pobre? Para North, instituições são mais eficazes em países ricos e menos eficazes em países pobre e era isso que gerava ineficiências econômicas, desigualdade social e concentração de renda. E onde entra a Blockchain?
A blockchain é uma tecnologia que visa, em primeiro lugar, a descentralização como medida de segurança e, em segundo, a capacidade de automatizar as relações entre pessoas. Na verdade, esta tecnologia estrutura tão bravamente a interação entre os agentes econômicos que as instituições formais e informais deixam de ter peso significativo na relação.
Estamos falando de uma forma de incrível de restringir o comportamento humano em prol da relação negocial a ser tratada.
Existem outras dezenas de teorias econômicas e sociais que poderiam ser levadas a prova com a tecnologia: teoria de custos de transação, teoria da firma, problemas de agência, assimetria de informações, contratualização...
Mas o que é a Blockchain? Como ela funciona? Bom, acompanhe nosso curso! Veja o primeiro episódio. Em breve responderemos mais perguntas!