Tendo em vista o mercado globalizado, onde a quantidade de empresas concorrentes é sempre crescente, as empresas buscam sempre se diferenciar, aumentando sua competitividade, qualidade e produtividade. Anteriormente as empresas se diferenciavam pela tecnologia ou capital financeiro, hoje o foco está nas pessoas. É nesse cenário que área de recursos humanos deixa de ser um mero departamento pessoal para se tornar uma peça fundamental de transformação dentro das organizações. Uma vez que que o Capital Humano é percebido como de maior valor dentro da empresa e com maior potencial para diferenciar o seu produto/serviço e se destacar dentro do mercado consumidor.
Ao analisar o passado recente, a área de recursos humanos trabalhava de forma mecanicista, onde o funcionário era visto como “empregado” e dele se esperava obediência e a boa execução do trabalho. Do “chefe” era esperado o controle centralizador e o cumprimento das metas estabelecidas.
Atualmente, esse cenário sofreu muitas transformações. O empregado passou a ser chamado de “colaborador” e os chefes de “gestores”. Além das trocas de nomenclatura, estão a forma de se relacionar entre os envolvidos de uma organização, já que todos são vistos como parte integrante da companhia de forma a envolver todos em busca dos resultados positivos.
Porém, deve-se lembrar que a busca pelo diferencial competitivo é incessante, de forma que novas tendências devem ser observadas a fim de garantir a melhoria contínua na área de recursos humanos. Um dos principais desafios que deverão ser enfrentados nesse sentido é, cada vez mais, conseguir alinhar as ações da área de recursos humanos à estratégia da empresa, estreitando os laços entre a cúpula estratégica e o RH. Além disso, outro desafio que será enfrentado pelo RH será garantir formas de reter talentos dentro da organização, uma vez que o mercado disputará arduamente pelos melhores colaboradores.
Profissionais da área de recursos humanos serão facilitadores do capital humano, no qual as ações de RH terão que se tornar cada vez mais estratégica nas empresas, sendo assim, as atividade que exigirão características como competência, cuidado com as pessoas, curiosidade e coragem.
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/para-onde-caminha-o-rh-no-futuro/
http://blog.unavirtual.com.br/recursos-humanos-quais-as-previsoes-para-o-futuro-dessa-profissao/
https://www.argt.com.br/single-post/2017/11/29/Perspectivas-futuras-para-Gest%C3%A3o-de-pessoas-e-carreiras---Gest%C3%A3o-Humanizada?fb_comment_id=1414622748591511_1414984615221991